Ao contrário de diversos filtros existentes no veículo, o filtro da cabine, também conhecido como filtro de ar condicionado (que é diferente do filtro de ar que vai junto ao motor), não tem um período determinado para a troca de acordo com a quilometragem percorrida. A troca depende da forma como você utiliza o seu carro.
Se o carro circular sempre em vias urbanas, cheias de tráfego, com muitos caminhões e consequentemente com muita poluição, ou então em estradas de terra empoeiradas, o filtro do ar condicionado pode ficar saturado, ou seja, cheio de sujeira, em poucos meses. Por isso, é recomendável checar de vez em quando o estado em que ele está.
Se você está acostumado a usar o ar condicionado no 1 e de repente, para sentir o mesmo frescor, você precisa colocá-lo no 2 ou 3, pode ser um sinal. Fique com o nariz atento para perceber também cheiros, pois alguns odores que você acha que são do estofado ou do carpete podem ser indicativos de que o seu filtro já está cheio de impurezas, fungos e bactérias. Nessas horas, muita gente acha que é necessário fazer a recarga do gás, que custa R$ 120 e deve ser realizada por um especialista, mas na verdade, é só substituir o filtro.