O óleo que lubrifica e protege as engrenagens do sistema automático é o ATF. Cada automóvel possui um tipo específico de lubrificante indicado pela montadora.
Essencial para o perfeito funcionamento do conjunto, o óleo de câmbio tem duas funções principais. O fluido trabalha como todo lubrificante, diminuindo os efeitos do atrito entre as partes móveis protegendo as peças internas contra a corrosão e o desgaste. Ele também atua refrigerando e limpando o sistema. Além disso, ele executa a função de fluído hidráulico, proporcionando torque e manobrando peças internas do sistema.
É importante ficar atento ao nível de óleo, pois em caso de vazamento, a falta do líquido pode comprometer a lubrificação das peças o que pode levar o sistema ao colapso. Dificilmente o câmbio queima óleo, então, se o nível está baixo, pode ser que exista vazamento. Cada modelo de carro tem um local para a verificação. O recomendado é procurar um mecânico especializado para que ele realize o serviço sem comprometer nenhuma peça. A verificação do nível deve ser feita periodicamente, a cada 10 mil quilômetros.
Fique ligado também aos prazos para troca. O lubrificante do câmbio tem a durabilidade bem maior do que o óleo do motor, já que ele lida com menos sujeira e contaminação.